"A culpa não é dela, da filosofia em si. Ela é só uma ciência que prega o amor ao saber. O problema é que nem sempre convém adquirir esse saber que ela prescreve. Não me entendam mal, eu adoro filosofia, mas reconheço nela esse grande perigo. Quem não se conhece, ou quem desconhece a realidade em que vive, deve questionar, mas quando essa realidade não é boa, quando as respostas só provocarem dissabores? Ou mais perguntas? Ou perguntas sem respostas?
É por isso que a filosofia deveria vir com tarja preta, medicamento com graves contra-indicações, não recomendado para qualquer um. Muitas vezes você sabe que a infelicidade vive, mais do que isso, convive, pacificamente, lado-a-lado, diariamente com determinado sujeito. Mas é uma convivência invisível, muitas vezes o camarada até acha que é feliz! Será direito demonstrar por a+b, cientificamente, insofismavelmente que ele é um infeliz?
Sinceramente não acredito! que bem isso lhe faria? Melhor continuar assim, vivendo em má companhia, iludido. Pois se o segredo é sentir feliz, isso já está resolvido! Porque a verdade iria libertá-lo? Ao contrário, seria uma verdade destrutiva, inútil e desnecessária."
http://domrs.blogspirit.com/archive/2006/08/03/filosofia-com-tarja-preta.html
Me fez pensar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário